Celular
Publicidade
Por , para o TechTudo

A Apple notificou usuários de 92 países, via comunicado oficial enviado por e-mail nesta quarta-feira (10) sobre um possível "ataque hacker mercenário". No aviso, a empresa informa que hackers podem ter invadido virtualmente o iPhone de cada pessoa que foi notificada. Além disso, na própria notificação, a empresa assume que, pela sofisticação empregada neste tipo de crime, ainda não se sabe quem foram o responsáveis pela ação. A Apple é conhecida pelo alto padrão de segurança nos iPhones, e não são comuns os casos que a empresa sofre com ataques do tipo.

Além do aviso, a grande empresa americana afirma no comunicado que não pode fornecer informações profundas sobre como foi descoberto o ataque, com o intuito de não ajudar criminosos em possíveis invasões futuras. A empresa ainda deixa claro que provavelmente o ataque não teria como motivação principal nada relacionado a quem teve seu smartphones invadido. A lista completa dos países não foi divulgada, mas não há indícios de que haveria risco a usuários brasileiros.

Apple alerta usuários de iPhone em 92 países sobre 'ataque hacker mercenário' — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Apple alerta usuários de iPhone em 92 países sobre 'ataque hacker mercenário' — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

O que mais a Apple disse no comunicado?

Em uma versão anterior do comunicado, a Apple informou que as notificações foram desenhadas para chegar a usuários que poderiam estar sofrendo “ataques patrocinados por governos”. Entretanto, este aviso foi atualizado e agora a empresa diz que as notificações foram enviadas para pessoas que “podem ter sido alvo individual de ataques de spyware mercenário”.

Esta mudança chama a atenção porque, em outubro do ano passado, a Apple enviou um aviso similar, informando que usuários poderiam estar sofrendo ataques patrocinados por governos, para jornalistas e políticos indianos. Um tempo depois, uma ONG internacional conhecida pela defesa dos direitos humanos, a Anistia Internacional, informou que haviam identificado ataques do NSO Group, uma empresa de cibertecnologia israelense.

Segundo a Apple, desde 2021 a empresa enviou avisos deste tipo para usuários localizados em mais de 150 países. Além disso, a marca aconselha os clientes que receberam o aviso a procurarem ajuda da Access Now, uma organização sem fundos lucrativos que busca resguardar a segurança digital de usuários.

Com informações de MacRumors e Reuters

🎥 Confira como configurar a câmera do seu iPhone!

Como configurar a câmera do iPhone? Veja 4 ajustes para MELHORAR

Como configurar a câmera do iPhone? Veja 4 ajustes para MELHORAR

Mais recente Próxima Truque no iPhone deixa adicionar emoji ao lado do relógio
Mais do TechTudo