Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Blog X Cuba
Uêba !! > Diversos > Uêba !!

Roberto Carlos Costa
mad19.gif Em dezembro de 2008, fui apresentado, pela Revista Piauí - www.revistapiaui.com.br, ao blog Generacyon Y, da filóloga e web marter cubana Yoani Sánchez, 32 anos. Devo dizer ter sido esse encontro a coisa que mais me estimulou a enveredar nesses caminhos da web, resgatando, inclusive, o hábito de escrever, há muito adormecido. Afinal, não é todo dia que um blogueiro fisga 8 ou 10 milhões de acessos, como Yoani, colocando-a entre as 100 personalidades mais influentes do mundo contemporâneo, conforme a revista Time. Através de seus posts,Yoani desnuda uma realidade que, para muitos, mesmo alguns apaixonados pela história cubana, não podem vislumbrar, por mais que se esforcem. Até aqueles que puderam pisar em solo cubano, conforme nos diz Yoani, estão sujeitos ao engodo, falsa impressão e a apreensão de uma realidade desconectada dos fatos e da vida cotidiana de Cuba. Pra mim e, espero, para todos que venham acessar seu blog, fica o exemplo de conteúdo, de cuidado visual, repeito e amor pelas ideias colocadas. Fica difícil definir se estamos diante de uma crônica, um romance ou um poema. Vale à pena conferir. Mas, o que chamo atenção aqui, é para um desses movimentos subterrâneos da política de alguns países. Pra quem não sabe, em Cuba, a Internet não está disponível para todos. Algo parecido com nossas lan houses estão em alguns departamentos governamentais, cujo acesso - para poucos -, depende de algum jeitinho. Mesmo os turistas, só dispõem desses lugares pagando preços proibitivos que chegam a onze dólares por meia hora. Ocorre que, seja pela repercussão do Generacyon Y, seja por outros, o governo cubano está , digamos, fechando o cerco sobre a comunidade online naquele país. Uma pena, pois, se todo blogueiro tivesse o conteúdo e o compromisso sócio-político dessa jovem cubana, a leveza e a beleza com que pinta seus textos, nossos olhos não cansariam tanto ao navegar.  Não sei se conseguirão fazê-la calar, mas, em tempos de rompantes bolivarianos, não custa nada conhecer a coisa antes que possam fazê-la sumir...
PuraReflexao
Pois é, Roberto Carlos. Os jovens de hoje não fazem a menor idéia do que já aconteceu aqui no passado. Vi alguns completamente alienados em relação à possibilidade de sermos censurados durante a campanha eleitoral. Esses políticos desejam controlar tudo, mas felizmente a internet é incontrolável. Quando alguns políticos tentaram entender como ela funciona e que essa mordaça seria impossível, logo tentaram empunhar a bandeira, brigando para ocupar o espaço de arauto da liberdade na internet. Não caí nessa não, mas muitos caíram. Até o Sarney se tornou a favor da liberdade total na internet, imagine! Eu havia lançado uma campanha no meu blog buscando pessoas no exterior que hospedassem uma página em seus blogs com o nome "Eleições no Brasil", publicassem comentários de brasileiros e assinassem como se fossem deles. Recebi alguns retornos. O que o TRE iria fazer? Anular o título eleitoral do finlandês? Mandei essa campanha para alguns políticos como Delcídio, Agripino, Demóstenes e Mercadante que entenderam ser essa liberdade irrevogável. hein2k3.gif Imagino a briga linda pelo direito de expressão da cubana. Será que precisaremos de mordaça para que o Brasil reencontre seus intelectuais e letristas para que as belas músicas voltem? Abraços.
Roberto Carlos Costa
É um pouco tarde para eles, Pensador. Claro que, aqui e ali, haverão tentativas no sentido de desvirtuar essa ferramenta de cidadania, moderna e ainda tão pouco manuseada pelo povão. O mais sério e que ainda estarrece, não é o que que eles estão tentando dominar, mas sim, o fato de achar que podem e devem fazê-lo. Esse é o mico real e perigoso. Mas, que venham! Quanto a Yoani Sánches, vida longa para ela... Abraço.
rodolfo troll
Olá, meu nome é Rodolfo Troll e me sinto feliz em ser esse meu primeiro tópico aqui no fórum.
Há uma diferença, porém entre o povo cubano e o nosso. Quase não existem analfabetos em Cuba, o que fortalece o discernimento político. Aqui no Brasil temos uma infinidade de pessoas com acesso à internet mas são analfabetos funcionais, fáceis de manipular. Mesmo vivendo como nos tempos antigos, os cubanos ainda são capazes de inúmeras revoluções culturais, enquanto nós cada vez mais nos afogamos nesse oceano da falta de identidade. thumbs_up.gif
Roberto Carlos Costa
QUOTE(rodolfo troll @ Oct 9 2009, 09:49 AM) *
Olá, meu nome é Rodolfo Troll e me sinto feliz em ser esse meu primeiro tópico aqui no fórum.
Há uma diferença, porém entre o povo cubano e o nosso. Quase não existem analfabetos em Cuba, o que fortalece o discernimento político. Aqui no Brasil temos uma infinidade de pessoas com acesso à internet mas são analfabetos funcionais, fáceis de manipular. Mesmo vivendo como nos tempos antigos, os cubanos ainda são capazes de inúmeras revoluções culturais, enquanto nós cada vez mais nos afogamos nesse oceano da falta de identidade. thumbs_up.gif

Sou obrigado a concordar com você, caroTroll. Mas, o melhor e que me ajudou a ter uma visão mais atualizada do drama cubano, são as próprias crônicas de Yoani. Alguns artigos mensionaram o traço de aculturamento russo, sofrido por Cuba, entre os anos 60/80. Toda uma geração usufruiu e, depois, com a retirada russa, perdeu a capacidade de produzir e obter bens e serviços. Há referências de que no revellion deles, a cada dia 01 do ano, é distribuido, pelo governo, 01kg de carne para cada cubano - deprimente... De forma que, como no Brasil, há que se fazer a revolução que ainda não foi feita: EDUCAR PARA A CIDADANIA. Aqui e lá - assunto recorrente, depois de dados pesquisados pelo IPEA, recentemente -, os problemas educacionais passam, também, pelo aspecto qualitativo. Ou seja, saber ler, mas não apenas decodificando letras e números. Finalmente, temos que considerar que Cuba não dispõe dos recursos naturais que o BR ostenta, além de viver sob o jugo da tirania. Obrigado e um abraço.
rodolfo troll
Não obstante deixo o a seguinte frase:

Prefiro ter 10% da instrução do cubano e 10% do nacionalismo do argentino do que 90% do comodismo de um brasileiro.
Roberto Carlos Costa
QUOTE(rodolfo troll @ Oct 10 2009, 12:09 AM) *
Não obstante deixo o a seguinte frase:

Prefiro ter 10% da instrução do cubano e 10% do nacionalismo do argentino do que 90% do comodismo de um brasileiro.

Tens tudo para colocar a boca no trombone. Adelante! kkkk...
Thiago Corrêa
!
Pinatubo
Segundo notícia publicada ontem, 06/11, no jornal The Miami Herald http://www.miamiherald.com/581/story/1321125.html , a conhecida blogueira cubana Yoani Sanchez afirmou que ao se dirigir para passeata pacífica em Havana, acompanhada por um amigo, foi detida, sequestrada e agredida violentamente por agentes de segurança do Estado, aparentemente para evitar sua participação no evento.

Yoani Sanchez em foto de 2008:

"Não houve ferimentos com sangue, mas fiquei com o corpo coberto de manchas pretas e azuis, devido aos socos na cabeça e peito, puxões de cabelos, golpes nos rins e joelhos'', afirmou Yoani ao El Nuevo Herald, pouco depois que ela e Orlando Luis Pardo foram libertados. "Em suma, violência profissional."'

"Eu, sendo uma pessoa do pacifismo verbal, estou abalada com essa brutalidade, porque a violência não silencia ninguém'', afirmou a blogueira em uma entrevista por telefone.

Disse ainda que ela, os blogueiros Pardo e Claudia Cadelo e uma amiga estavam andando para participar de uma marcha contra a violência organizado por vários músicos jovens quando foram interceptados por três homens em roupas civis. Agentes do serviço de segurança cubana frequentemente trabalham sem uniforme.

"Nós estávamos quase chegando lá, quando fomos interceptados por três homens em um carro com placas civis que ordenaram que entrássemos. "Nós nos recusamos. Eu não sabia se eram seqüestradores. E a partir daí o nível de violência aumentou.''

Sánchez disse que eles estavam perto do hospital Calixto Garcia, no centro de Havana, quando ela e Pardo foram "arrastados para dentro do carro". "Fui jogada de cabeça lá para dentro", onde recebeu vários golpes de judô e karatê.

Durante a agressão ela pegou um pedaço de papel do bolso de um dos homens e colocou-o na boca.

"Eu não sei dizer porque, mas foi como dizer-lhe: Eu tenho algo de seu". Ele ficou ainda mais furioso e desferiu mais golpes''

O papel, que ela pegou, continha um nome e um número de telefone.

Depois de dirigir por cerca de 20 minutos, o motorista parou em uma área distante de onde Yoani e Pardo foram detidos "e fomos violentamente jogados na rua"

Os dois mais tarde se reuniram com Cadelo eo amigo, que lhe disse que tinham sido levados e um outro carro para a delegacia, mas com menos violência, e que depois foram libertados, afirmou Sánchez.

A manifestação planejada para as 05:30 como "uma marcha pacífica - sem nenhum conteúdo de protesto, nem demanda política'' foi organizada por Luis Eligio do grupo musical OMNI Zona Franca e dois membros do grupo de rap de Los Aldeanos, de acordo com o blog Penúltimos Días http://www.penultimosdias.com/ .

De acordo com o blog, que conta com vários colaboradores, os manifestantes haviam planejado levar cartazes de papelão com mensagens como "Junte-se a nós", "Violência nunca mais" e "Para o futuro dos nossos filhos'', enquanto caminhavam no centro de Havana.

"Trata-se de gente nova, com talento impressionante,'' afirmou o blog Penúltimos Días, que acrescentou que os organizadores tinham antes realizado um outro evento no Parque Dimitrov, que incluiu "exercícios de confraternização e grupos de teatro.''

Perguntada se acreditava que sua detenção foi ordenda para impedir sua participação na marcha, Sánchez disse: `` É evidente. Qualquer outra coisa seria pura especulação.''

A marcha, que segundo o Penúltimos Días atraiu cerca de 200 participantes, foi a segunda manifestação em Havana, nas últimas três semanas para reunir jovens cubanos geralmente críticos do regime comunista da ilha.

Em 20 de outubro, uma dúzia de blogueiros cubanos e mais de 100 sites da Internet em todo o mundo participaram de um protesto virtual, usando o Tweeter, mensagens de texto, e postagens em blogs para mandar mensagens como "Liberdade" e exigindo a libertação de todos os presos políticos no país.

PS: Extraído do blog da Yoani Sanchez:

"Não é possível ter uma conexão doméstica para a internet. Uma hora no wi-fi de um hotel custa um terço do salário médio mensal."

"Os cubanos não podem contratar uma conta de Internet doméstica. Só os altos funcionários e estrangeiros residentes no território nacional se conectam desde suas casas a rede. Por essa razão, só posso enviar meus textos de hotéis onde uma hora de Internet custa entre 7 USD e 9 USD."

Edit: Sugiro a leitura da entrevista com Yoani Sánchez intitulada - As três mentiras de Cuba - publicada na revista Veja edição nº 2133 de 07/10/09 http://veja.abril.com.br/071009/tres-menti...cuba-p-19.shtml

"A blogueira cubana diz que as chamadas "conquistas da revolução" são um
mito e que só quem nunca morou na ilha pode ter admiração por seu regime"

"Convido quem vê Cuba como um exemplo a vir para cá, sentir na pele como vivemos"
Roberto Carlos Costa
QUOTE(Pinatubo @ Nov 7 2009, 01:27 PM) *
Segundo notícia publicada ontem, 06/11, no jornal The Miami Herald http://www.miamiherald.com/581/story/1321125.html , a conhecida blogueira cubana Yoani Sanchez afirmou que ao se dirigir para passeata pacífica em Havana, acompanhada por um amigo, foi detida, sequestrada e agredida violentamente por agentes de segurança do Estado, aparentemente para evitar sua participação no evento.

"Não houve ferimentos com sangue, mas fiquei com o corpo coberto de manchas pretas e azuis, devido aos socos na cabeça e peito, puxões de cabelos, golpes nos rins e joelhos'', afirmou Yoani ao El Nuevo Herald, pouco depois que ela e Orlando Luis Pardo foram libertados. "Em suma, violência profissional."'

"Eu, sendo uma pessoa do pacifismo verbal, estou abalada com essa brutalidade, porque a violência não silencia ninguém'', afirmou a blogueira em uma entrevista por telefone.

Disse ainda que ela, os blogueiros Pardo e Claudia Cadelo e uma amiga estavam andando para participar de uma marcha contra a violência organizado por vários músicos jovens quando foram interceptados por três homens em roupas civis. Agentes do serviço de segurança cubana frequentemente trabalham sem uniforme.

"Nós estávamos quase chegando lá, quando fomos interceptados por três homens em um carro com placas civis que ordenaram que entrássemos. "Nós nos recusamos. Eu não sabia se eram seqüestradores. E a partir daí o nível de violência aumentou.''

Sánchez disse que eles estavam perto do hospital Calixto Garcia, no centro de Havana, quando ela e Pardo foram "arrastados para dentro do carro". "Fui jogada de cabeça lá para dentro", onde recebeu vários golpes de judô e karatê.

Durante a agressão ela pegou um pedaço de papel do bolso de um dos homens e colocou-o na boca.

"Eu não sei dizer porque, mas foi como dizer-lhe: Eu tenho algo de seu". Ele ficou ainda mais furioso e desferiu mais golpes''

Depois de dirigir por cerca de 20 minutos, o motorista parou em uma área distante de onde Yoani e Pardo foram detidos "e fomos violentamente jogados na rua"

Os dois mais tarde se reuniram com Cadelo eo amigo, que lhe disse que tinham sido levados e um outro carro para a delegacia, mas com menos violência, e que depois foram libertados, afirmou Sánchez.

A manifestação planejada para as 05:30 como "uma marcha pacífica - sem nenhum conteúdo de protesto, nem demanda política'' foi organizada por Luis Eligio do grupo musical OMNI Zona Franca e dois membros do grupo de rap de Los Aldeanos, de acordo com o blog Penúltimos Días http://www.penultimosdias.com/ .

De acordo com o blog, que conta com vários colaboradores, os manifestantes haviam planejado levar cartazes de papelão com mensagens como "Junte-se a nós", "Violência nunca mais" e "Para o futuro dos nossos filhos'', enquanto caminhavam no centro de Havana.

"Trata-se de gente nova, com talento impressionante,'' afirmou o blog Penúltimos Días, que acrescentou que os organizadores tinham antes realizado um outro evento no Parque Dimitrov, que incluiu "exercícios de confraternização e grupos de teatro.''

Perguntada se acreditava que sua detenção foi ordenda para impedir sua participação na marcha, Sánchez disse: `` É evidente. Qualquer outra coisa seria pura especulação.''

A marcha, que segundo o Penúltimos Días atraiu cerca de 200 participantes, foi a segunda manifestação em Havana, nas últimas três semanas para reunir jovens cubanos geralmente críticos do regime comunista da ilha.

Em 20 de outubro, uma dúzia de blogueiros cubanos e mais de 100 sites da Internet em todo o mundo participaram de um protesto virtual, usando o Tweeter, mensagens de texto, e postagens em blogs para mandar mensagens como "Liberdade" e exigindo a libertação de todos os presos políticos no país.

"Não é possível ter uma conexão doméstica para a internet. Uma hora no wi-fi de um hotel custa um terço do salário médio mensal."

"Os cubanos não podem contratar uma conta de Internet doméstica. Só os altos funcionários e estrangeiros residentes no território nacional se conectam desde suas casas a rede. Por essa razão, só posso enviar meus textos de hotéis onde uma hora de Internet custa entre 7 USD e 9 USD."

Edit: Sugiro a leitura da entrevista com Yoani Sánchez intitulada - As três mentiras de Cuba - publicada na revista Veja edição nº 2133 de 07/10/09 http://veja.abril.com.br/071009/tres-menti...cuba-p-19.shtml

"Convido quem vê Cuba como um exemplo a vir para cá, sentir na pele como vivemos"

Pois é, Pinatubo... O filme já é conhecido e até demorou a acontecer esse tipo de reacionarismo, arcáico e precário, diante do maravilhoso trabalho ético e político realizado por Yoani, em Cuba. Eles voltaram... Obrigado pelas informações e um abraço.
Roberto Carlos Costa
QUOTE(Roberto Carlos Costa @ Nov 8 2009, 11:53 AM) *
QUOTE(Pinatubo @ Nov 7 2009, 01:27 PM) *

Pois é, Pinatubo... O filme já é conhecido e até demorou a acontecer esse tipo de reacionarismo, arcáico e precário, diante do maravilhoso trabalho ético e político realizado por Yoani, em Cuba. Eles voltaram... Obrigado pelas informações e um abraço.

Ganha força e notoriedade histórica o trabalho realizado por Yoani Sánchez, a cada dia, através, principalmente do seu Blog: GENERACYON Y. Nessa semana(18/11/2009), ela obteve uma conquista ímpar de forte impacto para a democracia regional ao publicar entrevista inédita com o presidente dos EUA, Barack Obama.
Sobre isso, recomendo a leitura do Blog CUADERNO DE CUBA, do blogueiro Alejandro Armengol, do Miami Herald http://migre.me/c5RW
Pinatubo
QUOTE(Roberto Carlos Costa @ Nov 20 2009, 01:31 PM) *
...Ganha força e notoriedade histórica o trabalho realizado por Yoani Sánchez, a cada dia, através, principalmente do seu Blog: GENERACYON Y. Nessa semana(18/11/2009), ela obteve uma conquista ímpar de forte impacto para a democracia regional ao publicar entrevista inédita com o presidente dos EUA, Barack Obama.
Sobre isso, recomendo a leitura do Blog CUADERNO DE CUBA, do blogueiro Alejandro Armengol, do Miami Herald http://migre.me/c5RW

Complementando a informação acima:

Questionário semelhante foi endereçado ao presidente de Cuba, extraído e traduzido do blog "Generación Y", da Yoani Sánchez e postado abaixo.

Perguntas a Raúl Castro, presidente de Cuba:

1. Que influências negativas poderia haver sobre a estrutura ideológica da revolução cubana, uma possível melhora das relações com os Estados Unidos?

2. Você tem manifestado em várias ocasiões sua vontade de diálogo com o governo norte-americano. Você está sozinho nesse propósito? Você já teve oportunidade de discutir com os outros membros do gabinete político para convencê-los da necessidade de dialogar? Você concorda com o seu irmão Fidel Castro em por fim ao conflito entre os dois governos?

3. Sentado em uma mesa em frente a Obama. Quais são as três principais conquistas que desejaria obter nessa reunião? Em sua opinião, quais seriam as três conquistas que poderia conseguir da parte norte-americana?

4. Você pode listar os benefícios concretos que teriam o povo cubano no presente e no futuro, se acabasse essa longa disputa entre os dois governos?

5. Se o governo norte-americano desejasse incluir em uma rodada de negociações a comunidade cubana no exílio, os membros dos partidos da oposição na ilha e representantes da sociedade civil. Você aceitaria essa proposta?

6. Você considera que existe uma possibilidade real de que o governo atual dos E.U.A optem pelo uso da força militar contra Cuba?

7. Você convidaria Obama para visitar Cuba como um sinal de boa vontade?

Resta saber se o governo "democrático" cubano irá se dar ao trabalho de responder as perguntas de uma simples cidadã da ilha.

Oceanus
Infelizmente isso é uma vergonha e não acontece apenas em Cuba países como China, Venezuela, Coreia do Norte entre tantos outros acabam com o direito de liberdade de expressão através de atos tirânicos... espero sinceramente que em um futuro próximo o ser humano independente de sua nacionalidade possa viver livre dessa tirania

Pinatubo
Ao mesmo tempo que vemos em nosso país uma nova faceta sombria de sua história política, em que membros do governo, capitaneados pelo ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vanucci, tentam de todas as formas e com anuência silenciosa do próprio presidente, aprovar e por em prática o controverso Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH3), um pacote de medidas totalitárias, travestido com roupagem de democracia, onde "direitos humanos" passaria a significar qualquer coisa que o governo queira que signifiquem e sirvam de justificativa para rever qualquer lei, censurar a mídia, confiscar propriedades privadas e abolir a liberdade de expressão daqueles que se opõem ou denunciam irregularidades do governo, idéias estas que já vigoram em "democracias" totalitárias, como as de Cuba, Venezuela e Irã, assistimos estupefatos o comportamento dúbio da cúpula governista em relação a aceitação das violações dos direitos básicos de liberdade dos indivíduos nesses países, onde incontáveis cidadãos são vigiados e perseguidos, e tantos outros mofam nas masmorras esquecidas dos regimes totalitários, pelo único crime de discordar das políticas em vigor em suas pátrias.

Se por um lado o governo brasileiro justifica, aceita e finge que a prisão de dissidentes políticos cubanos, é um fato menor que não merece crítica ou justifique qualquer tentativa oficial de intercessão junto aos governantes daquele país, chegando ao absurdo de comparar aqueles que fazem greve de fome como única forma de protesto pacífico, com os facínoras que lotam as cadeias de São Paulo, por outro lado, esse mesmo governo, alegando "motivos humanitários", acolhe e acoberta o terrorista e assassino italiano Cesare Battisti, julgado e condenado a prisão perpétua em seu país por crimes que direta ou indiretamente resultaram na morte de quatro pessoas.

Sem dúvida é um governo de dois pesos e duas medidas.

Recentemente, a blogueira cubana Yoani Sánchez, considerada pela revista "Time" como uma das "cem pessoas mais influentes de 2008", tentou pela quarta vez obter autorização para se ausentar de seu país e comparecer a eventos e receber premios por seu trabalho em prol da liberdade de expressão em Cuba, e que mais uma vez lhe foi negada permissão pelas autoridades de seu país. O destino seria o Brasil, onde participaria do lançamento de seu livro "De Cuba, Com Carinho" (editora Contexto, 204 pág, R$ 24,75), que é uma coletânea de vários posts escolhidos e publicados em seu blog "Generación Y" http://www.desdecuba.com/generaciony/.

"...De Cuba, Com Carinho é um belo livro que narra a vida cotidiana de quem vive na ilha, sofre com a decadência da economia cubana, mas ama seu país. Alguém que não deseja que conquistas obtidas nas últimas décadas sejam jogadas fora, mas acha que o regime envelheceu junto com seus dirigentes. E conta tudo isso em textos cheios de vida, humor e certo amargor, mas muita esperança..."

Yoani é perseguida pelo governo cubano porque revela a realidade nua e crua do cotidiano de Cuba, desmentindo os mitos da propaganda oficial e comprovando com fatos e fotos, além de criticar e questionar a política falida e ditada pelos irmãos Castro no poder há mais de 50 anos, sendo portanto considerada perigosa e intolerável para qualquer ditadura.

A intenção desse post não é tentar mudar a opinião daqueles que acreditam piamente nas virtudes e maravilhas da vida em Cuba, controlada por ditadores. É apenas uma sugestão de que procurem se inteirar de forma imparcial da outra realidade, do outro lado da moeda, realidade esta que não tem espaço nem permissão de ser mostrada na mídia controlada e censurada daquele país.

Os dois vídeos abaixo, apresentam a entrevista de Yoani, em fevereiro de 2010.

Parte1

Parte 2

Roberto Carlos Costa
QUOTE(Pinatubo @ Apr 4 2010, 07:55 PM) *
Ao mesmo tempo que vemos em nosso país uma nova faceta sombria de sua história política, em que membros do governo, capitaneados pelo ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vanucci, tentam de todas as formas e com anuência silenciosa do próprio presidente, aprovar e por em prática o controverso Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH3), um pacote de medidas totalitárias, travestido com roupagem de democracia, onde "direitos humanos" passaria a significar qualquer coisa que o governo queira que signifiquem e sirvam de justificativa para rever qualquer lei, censurar a mídia, confiscar propriedades privadas e abolir a liberdade de expressão daqueles que se opõem ou denunciam irregularidades do governo, idéias estas que já vigoram em "democracias" totalitárias, como as de Cuba, Venezuela e Irã, assistimos estupefatos o comportamento dúbio da cúpula governista em relação a aceitação das violações dos direitos básicos de liberdade dos indivíduos nesses países, onde incontáveis cidadãos são vigiados e perseguidos, e tantos outros mofam nas masmorras esquecidas dos regimes totalitários, pelo único crime de discordar das políticas em vigor em suas pátrias.

Se por um lado o governo brasileiro justifica, aceita e finge que a prisão de dissidentes políticos cubanos, é um fato menor que não merece crítica ou justifique qualquer tentativa oficial de intercessão junto aos governantes daquele país, chegando ao absurdo de comparar aqueles que fazem greve de fome como única forma de protesto pacífico, com os facínoras que lotam as cadeias de São Paulo, por outro lado, esse mesmo governo, alegando "motivos humanitários", acolhe e acoberta o terrorista e assassino italiano Cesare Battisti, julgado e condenado a prisão perpétua em seu país por crimes que direta ou indiretamente resultaram na morte de quatro pessoas.

Recentemente, a blogueira cubana Yoani Sánchez, considerada pela revista "Time" como uma das "cem pessoas mais influentes de 2008", tentou pela quarta vez obter autorização para se ausentar de seu país e comparecer a eventos e receber premios por seu trabalho em prol da liberdade de expressão em Cuba, e que mais uma vez lhe foi negada permissão pelas autoridades de seu país. O destino seria o Brasil, onde participaria do lançamento de seu livro "De Cuba, Com Carinho" (editora Contexto, 204 pág, R$ 24,75), que é uma coletânea de vários posts escolhidos e publicados em seu blog "Generación Y" http://www.desdecuba.com/generaciony/.

"...De Cuba, Com Carinho é um belo livro que narra a vida cotidiana de quem vive na ilha, sofre com a decadência da economia cubana, mas ama seu país. Alguém que não deseja que conquistas obtidas nas últimas décadas sejam jogadas fora, mas acha que o regime envelheceu junto com seus dirigentes. E conta tudo isso em textos cheios de vida, humor e certo amargor, mas muita esperança..."

Yoani é perseguida pelo governo cubano porque revela a realidade nua e crua do cotidiano de Cuba, desmentindo os mitos da propaganda oficial e comprovando com fatos e fotos, além de criticar e questionar a política falida e ditada pelos irmãos Castro no poder há mais de 50 anos, sendo portanto considerada perigosa e intolerável para qualquer ditadura.

A intenção desse post não é tentar mudar a opinião daqueles que acreditam piamente nas virtudes e maravilhas da vida em Cuba, controlada por ditadores. É apenas uma sugestão de que procurem se inteirar de forma imparcial da outra realidade, do outro lado da moeda, realidade esta que não tem espaço nem permissão de ser mostrada na mídia controlada e censurada daquele país.

Parte1

Parte 2

ÓTIMO MATERIAL, Pina !
São Carlos Dia e Noite
Essa questão de liberdade de imprensa em Cuba já ultrapassou todos os limites. Basta, liberdade de expressão JÁ![size="5"][/size]
Roberto Carlos Costa
QUOTE(São Carlos Dia e Noite @ May 4 2010, 03:09 PM) *
Essa questão de liberdade de imprensa em Cuba já ultrapassou todos os limites. Basta, liberdade de expressão JÁ![size="5"][/size]

É isso mesmo, amigo. Devemos dar voz e gritar ao longe o maravilhoso trabalho intelectual e de vida dessa jovem cubana. A história política universal está sendo recontada e alimentada a passos largos, bem ali, pertinho de nós, mas a grande mídia de um país continental como o nosso mal consegue dialogar com o problema.
Tomara que ela resista um tempo suficiente que ajude a consolidadar seu brioso exemplo de patriotismo, inteligência e atitude ética, em prol da sociedade futura cubana. Acima de tudo, que possa promover mudanças objetivas nas condições da percela carente do povo cubano.
Valeu o comentário e um abraço.
Roberto Carlos Costa
QUOTE(Roberto Carlos Costa @ Apr 5 2010, 10:14 AM) *
QUOTE(Pinatubo @ Apr 4 2010, 07:55 PM) *

Parte1

Parte 2

ÓTIMO MATERIAL, Pina !

Agora também podemos seguir e divulgar o trabalho de Yoani através do Twitter @yoanisanchez
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2012 Invision Power Services, Inc.